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A crise do Mar Vermelho não tem impacto real na capacidade

A crise do Mar Vermelho não tem impacto real na capacidade

A Sea-Intelligence informou que os atrasos dos navios representaram 5,7 por cento da frota mundial em Março de 2024, representando uma melhoria acima do máximo de 7,5 por cento alcançado em Janeiro de 2024.

A empresa explicou que quando os navios sofrem atrasos, uma parte da capacidade global dos navios é efetivamente absorvida e, portanto, indisponível para o mercado.

Historicamente, esta proporção tendeu a situar-se entre 1 por cento e 3 por cento, com alguns aumentos na área de 3-5 por cento devido a grandes eventos perturbadores. Quando a pandemia surgiu, esta taxa atingiu quase 14% no seu auge.

Neste contexto, a Sea-Intelligence sugere que a crise do Mar Vermelho é uma questão relativamente menor em comparação com as perturbações causadas pela pandemia. Observou também que isto contabiliza apenas a capacidade consumida pelos atrasos dos navios e não inclui a capacidade absorvida pela rota mais longa através de África.

© Sea-Inteligência

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No entanto, a Sea-Intelligence afirmou que existe sempre um nível “normal” de atrasos dos navios que consome parte da capacidade global. Este nível de base deve ser eliminado do cálculo para avaliar adequadamente a influência de eventos específicos na capacidade da frota, como a pandemia ou a crise do Mar Vermelho.

Feito isso, obtém-se o resultado ilustrado na Figura 1. A Sea-Intelligence informou que a influência de várias formas de atrasos de 2011 a 2019 não tem essencialmente nenhum impacto significativo na disponibilidade global de capacidade do mercado.

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Alan Murphy, CEO da Sea-Intelligence, disse: “Também podemos ver claramente o pico do impacto da pandemia em janeiro de 2022, quando 13,8 por cento da capacidade global ficou indisponível. Aqui, no início de 2024, tivemos novamente um pequeno pico, mas ele está sendo rapidamente removido.

“Se os serviços ao redor de África começarem a operar com níveis de fiabilidade correspondentes aos da era pré-pandemia, então esta capacidade absorvida será devolvida ao mercado, e poderemos ver até 4 por cento de capacidade adicional introduzida no mercado em 2024.

“Isso se somaria aos 9% de entregas de novos navios em 2024, agravando ainda mais o desafio de excesso de capacidade para as companhias marítimas.”

Recentemente, a Sea-Intelligence informou que a confiabilidade do cronograma global começou a melhorar, com a estatística de março de 2024 aumentando 1,6 pontos percentuais mês a mês (mensal), para 54,6 por cento.

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