PORT NEWS

A multimodalidade como caminho para uma matriz logstica | Jornal Porturio

Ícones do WhatsApp

O potencial do uso das hidrovias para o transporte de grandes volumes de cargas, por longas distncias, alm de sua essncia mais sustentvel e socialmente responsvel, nos convida a uma reflexo sobre a multimodalidade como estratgia essencial para otimizar a eficincia do cenrio logstico brasileiro.

Um estudo da CNT (Confederao Nacional do Transporte) revela que, embora o Brasil disponha de uma extensa malha de vias interiores navegveis, apenas 2,3 km para cada 1 mil km de rea so de vias interiores economicamente utilizveis, enquanto pases como China e Estados Unidos, possuem, respectivamente, 11,5 km e 4,2 km por 1 mil km de rea.

Essa subutilizao brasileira destaca a necessidade urgente de integrar, eficientemente, diferentes modais de transporte, como rodovirio, ferrovirio, fluvial e martimo, para ampliar a eficincia e a sustentabilidade do sistema e permitir o aproveitamento do diferencial natural que o pas possui.

A explorao do pleno potencial das vantagens das hidrovias imperativa, no apenas para a eficincia logstica do comrcio interno, mas tambm para fortalecer a competitividade de nossos produtos exportados.

A resposta mais eficaz e imediata a esses desafios est na multimodalidade, permitindo uma transferncia mais fluida de cargas entre diferentes modais de transporte.

Essa transformao, que est em nossas mos para ser realizada, reduz os tempos de trnsito, diminui significativamente os custos logsticos e traz, de imediato, uma melhoria na descarbonizao da cadeia logstica de forma sistmica.

Diante da vasta geografia brasileira, de cerca de 8 milhes de km, necessrio repensar o modelo de transporte e escoamento de cargas, principalmente a granel.

O atual predomnio do modal rodovirio no mais atende plenamente s demandas logsticas do pas, que tem se consolidado cada vez mais como um grande exportador de produtos agrcolas, minerais, siderrgicos, papel e celulose, entre outros.

Por isso, o aproveitamento de apenas um tero dos rios navegveis representa uma oportunidade significativa para aprimorar a eficincia da matriz logstica do Brasil, sendo a multimodalidade o caminho mais bvio e vivel para garantir ao pas que toda sua eficincia conquistada nas cadeias produtivas seja tambm estendida, por meio de uma logstica mais eficiente e sustentvel, at os portos de exportao.

Tudo isso se amplifica na medida em que estamos em um pas com dimenses continentais. Nossa matriz de transporte, ainda hoje, incompatvel com o potencial hidrovirio do pas que possui a maior bacia hidrogrfica do planeta.

Dota forma, a hidrovia surge como a opo mais eficiente, ambientalmente amigvel e socialmente responsvel para transportar grandes volumes em longas distncias e a promoo da integrao dos modais rodovirio, ferrovirio e hidrovirio nos oferece a possibilidade de reduzir as emisses de gases de efeito estufa na cadeia logstica, contribuindo para objetivos sustentveis.

Precisamos conectar o interior do pas por meio das rodovias, que se ligam s ferrovias, e est s estaes de transbordo de cargas nas hidrovias, chegando aos portos de exportao de forma mais eficiente e sustentvel.

De acordo com dados da ANTAQ (Agncia Nacional de Transportes Aquavirios), para transportar 1 tonelada por mil quilmetros por hidrovias, h emisso na atmosfera de 74 gramas de dixido de carbono, enquanto o modal ferrovirio lana 104 g de CO2e o modal rodovirio 219 gramas do composto qumico.

A descarbonizao da cadeia logstica, fundamental na atual agenda climtica, crucial para mitigar as emisses de GEE (Gases do Efeito Estufa), uma vez que o setor de transporte contribui significativamente para essas emisses.

Com isso, a multimodalidade tambm contribui para a sustentabilidade ambiental ao integrar modos de transporte mais ecoeficientes, como as hidrovias, reduzindo as emisses de carbono e minimizando os impactos socioambientais.

No entanto, para alcanar plenamente os benefcios da multimodalidade, so necessrios investimentos significativos em infraestrutura. A construo e manuteno de portos, terminais de transbordo intermodais e vias de acesso so cruciais para garantir a eficincia e segurana nas transferncias intermodais.

Polticas e regulamentaes que incentivem a colaborao entre os diferentes modais de transporte tambm so fundamentais para o sucesso desse modelo integrado.

Em concluso, a ampliao do uso do modal hidrovirio e a busca pela multimodalidade no so apenas uma necessidade, mas uma oportunidade estratgica para redesenhar a matriz de transporte de nosso pas.

Ao superar desafios, promover a integrao eficiente entre os modais de transporte e investir em infraestrutura e tecnologia, o Brasil pode fortalecer ainda mais sua posio global como um grandejogadorexportador, de forma mais eficiente e sustentvel, impulsionando o seu desenvolvimento econmico e reduzindo o impacto ambiental.

*Fábio Schettino CEO da hidrovias do Brasil.
As opinies dos autores no refletem necessariamente o pensamento da Agncia iNFRA, sendo de total responsabilidade do autor as informaes, juzos de valor e conceitos descritos no texto.

Fonte: Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgao / Crditos:

O acervo de fotografias Porturias chegou!
Envie uma fotografia porturia

Comunicado: As publicaes encontradas no site Jornal Porturio – www.jornalprotuario.com.br so de inteira responsabilidade do autor e do veculo que a divulgou na integra. A nossa misso manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor porturio em todo o seu contexto. A matria veiculada apresenta cunho jornalstico e informativo, inexistindo qualquer crtica poltica ou juzo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notcias, originais deste Portal, so republicaes (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citao das fontes, como respeito mencionados seus devidos crditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mnimo que se espera o respeito com quem se dedica para obter a informao, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens so propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.

Este espao visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notcias divulgadas, de forma democrtica e respeitosamente. No so aceitos comentrios annimos nem que firam leis e princpios ticos e morais ou que promovam atividades ilcitas ou criminosas. Assim, comentrios caluniosos, difamatrios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calo, incitam a violncia, exprimam discurso de dio ou contenham links so sumariamente desconsiderados.



www.jornalportuario.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais