PORT NEWS

Cogumelo de iniciativas de corredor de transporte verde

Cogumelo de iniciativas de corredor de transporte verde

Nos meses desde que os Estados-membros concordaram, na sede em Londres da Organização Marítima Internacional (IMO), em turbinar as metas verdes do transporte marítimo, o número dos chamados corredores verdes em todo o mundo disparou.

Os dados mais recentes da sociedade de classificação DNV mostram que o número de iniciativas de corredores marítimos verdes duplicou no ano passado e, em Fevereiro deste ano, era 57, com Los Angeles, Singapura, Antuérpia, Roterdão, o Mar Báltico e o sul do Japão mostrando o maior compromisso em promover canais dedicados de transporte de combustível verde.

De acordo com o C40, um corredor marítimo verde é uma rota marítima na qual são implantados navios com emissões zero de carbono e outros programas de redução de emissões, e as reduções de emissões são medidas e possibilitadas através de ações e políticas públicas e privadas. C40 é uma rede global de quase 100 prefeitos que trabalham para enfrentar a crise climática.

Os corredores marítimos verdes ganharam destaque real pela primeira vez em Glasgow na COP26 de 2021, a principal cimeira internacional sobre o clima, quando 19 países aderiram ao primeiro quadro para criar corredores marítimos com emissões zero, com a assinatura da Declaração Clydebank para corredores marítimos limpos.

splash247.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais