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Simuladores acompanham nossas mudanças no relacionamento com a tecnologia

Simuladores acompanham nossas mudanças no relacionamento com a tecnologia

O treinamento baseado em simulação tem seus cenários para todo o navio/toda a equipe, mas ampliando, a indústria agora está trabalhando em metas mais específicas.


Temos uma relação estreita com a tecnologia, evidenciada, por exemplo, pelos telefones que estimamos desbloquear cerca de 50 a 80 vezes por dia. Isso nos mudou. Metade das pessoas entrevistadas em 2022 King’s College Londres estudo disse que eles sentem que sua capacidade de atenção é menor do que costumava ser. Eles estão errados, porém, se pensam que a capacidade média de atenção dos adultos hoje é de apenas oito segundos, um segundo a menos que a dos peixes dourados. A ciência por trás destas percepções de capacidade de atenção é limitada, mas os educadores ainda têm hoje uma “economia de atenção” a considerar.

Fundador do MarinePALS, Capitão Pradeep Chawla diz que as pessoas estão acostumadas a acessar informações de diversas maneiras curtas e divertidas. MarinePALS está, portanto, adotando uma nova abordagem que envolve experiências interativas e materiais de treinamento de tamanho reduzido, incluindo vídeos de microaprendizagem, aplicativos de jogos, programas de RV e mentoria online.

“Estes métodos digitais são mais eficazes do que os métodos de aprendizagem tradicionais, porque imitam a forma como as pessoas vivem hoje”, diz Chawla. A gamificação da aprendizagem torna tudo divertido, diz ele.

Existem benefícios práticos. Fones de ouvido de realidade virtual com o pacote de treinamento certo, podemos instruir os marítimos sobre como usar equipamentos específicos em um ambiente realista, o que, por sua vez, pode reduzir o tempo que precisam passar em um simulador. Isso economiza tempo e dinheiro e libera tempo de simulador para outras pessoas.

Uma vez a bordo do simulador, os marítimos podem esperar uma experiência abrangente. Wärtsilä fornecerá sua mais recente tecnologia para um novo centro de treinamento marítimo na Finlândia que terá dois simuladores de sala de máquinas, juntamente com duas pontes de navegação de missão completa de grande e três médias dimensões com visualização de 360 ​​graus. Eles incluirão tabelas de gráficos digitais e um console de asa de ponte separado, operado em realidade virtual.

O próximo lançamento do modelo matemático DEN-Mark2 da FORCE Technology para seu simulador de rebocador e navio SimFlex4 de realidade aumentada oferecerá uma precisão de modelo sem precedentes.
Imagem cortesia da FORCE Technology
Imagem cortesia de KongsbergO realismo é valorizado além dos visuais fotorrealistas e imersivos, e os fornecedores estão introduzindo funcionalidades cada vez mais precisas. Tecnologia FORCE próximo lançamento do modelo matemático DEN-Mark2 para sua realidade aumentada SimFlex4 rebocador e simulador de navio oferecerá uma precisão de modelo sem precedentes, bem como cálculos aprimorados de forças de linha para o treinamento de pilotos realizado na Smartship Australia.

AGORA obteve certificação de ClasseNK para o primeiro programa de treinamento do Japão para tripulantes de navios de transferência de tripulação da indústria eólica offshore (CTVs). O treinamento utiliza os mais recentes simuladores de manejo de navios para reproduzir o movimento de uma embarcação empurrando uma turbina eólica offshore em condições climáticas e marítimas severas, com o objetivo de melhorar as habilidades avançadas de segurança de navegação necessárias para o manejo de navios CTV.

Os simuladores estão se tornando tão interconectados quanto os sistemas integrados. Kongsberg Digital integrou NÓRBITO sistema de detecção de derramamento de óleo com seu Sistema K-Pos DP para treinamento baseado em simulação de profissionais offshore na Equinor. A configuração personalizada permitirá exercícios de conservação ambiental, simulações de detecção e recuperação de derramamentos de óleo e exercícios abrangentes de segurança e gerenciamento de crises.

O ABS Global LNG Academy no Catar características MetaSHIPs simuladores, alimentados por Energia, que são construídos em escala a partir de desenhos de embarcações. O programa da academia também inclui cursos de operações de manuseio de gás e simulação de casa de máquinas oferecidos pela Treinamento GTT e Centro de Treinamento Thet.

Os marítimos de amanhã terão de ser mais conhecedores da tecnologia do que nos anos anteriores.
Vassilios Kroustallis, vice-presidente de desenvolvimento de negócios globais, ABS
Imagem cortesia ABS

Simuladores com alta precisão tornaram-se uma ferramenta vital para estudos de engenharia.
Terje Heierstad, vice-presidente de desenvolvimento de negócios, simulação marítima, Kongsberg Digital
Imagem cortesia da Kongsberg Digital

O processo de descarbonização cria novas questões de segurança que precisam de ser abordadas. Uma das mais importantes é a familiarização da tripulação com combustíveis e tecnologias novas e emergentes. Por exemplo, a indústria tem experiência bem estabelecida no manuseamento de amoníaco como carga, mas não como combustível, pelo que há necessidade de formação que permita que isto seja feito com segurança.

ABobagem começou a enfrentar este desafio através da utilização de tecnologia de simulação que desenvolve no seu centro global em Singapura. “Quando pensamos nas novas habilidades e competências necessárias para a segurança a bordo da próxima geração de navios, fica claro que o marítimo de amanhã terá que ser mais conhecedor da tecnologia do que nos anos anteriores”, afirma Vassilios Kroustallis, vice-presidente de desenvolvimento de negócios globais, ABS. “Independentemente da série de desafios associados ao manuseamento e abastecimento dos novos combustíveis, eles precisarão de conhecimentos sobre os ecossistemas digitais e autónomos emergentes, bem como de uma mentalidade de segurança inteiramente nova que compreenda as ameaças cibernéticas, bem como os perigos físicos tradicionais.”

Uma simulação de inundação de navio pode ajudar as equipes a trabalharem juntas para resolver o desafio usando diferentes sistemas na ponte, diz Jussi Siltanen, líder de marketing de produtos e soluções de segurança da NAPA. A parceria da empresa com Você se foipor exemplo, significa que as simulações podem ser personalizadas para fornecer exercícios específicos para garantir que oficiais e tripulações se sintam tão preparados quanto possível em resposta a emergências e princípios de estabilidade, incluindo fazer o melhor uso do software NAPA Stability e NAPA Load Computer a bordo.

Muitos navios autônomos serão operados usando sistemas semelhantes aos usados ​​atualmente para simulações de treinamento, diz Siltanen. Isto significa que investir em ferramentas de simulação é uma equação vantajosa para todos, onde as tripulações beneficiarão da melhor consciência situacional possível do ambiente real de operação do navio. Da mesma forma, também garante que os futuros oficiais se sintam confortáveis ​​a trabalhar com ferramentas baseadas na nuvem, uma vez que estas desempenharão um papel importante em navios autónomos. “Soluções de formação digital como esta também ajudam a acelerar a inovação e a investigação em toda a indústria, agindo como o banco de testes perfeito para novos conceitos e tecnologias, que contribuem então para a sua comercialização.”

Os telemóveis cresceram para além do seu papel fundamental como telefones, e o mesmo se aplica aos simuladores que cresceram para além do seu papel como ferramenta de formação. A FORCE Technology desenvolveu o SimFlex Cloud para estudos de engenharia de energias renováveis ​​portuárias e offshore. O simulador visualiza as vantagens e limitações de, por exemplo, um projeto de porto proposto. As embarcações simuladas podem manobrar sob diferentes ventos, ondas, correntes, ondulação, maré, horário do dia e condições climáticas em um porto simulado, permitindo que decisões de projeto de engenharia baseadas em fatos sejam tomadas no porto ou no layout do canal de abordagem.

Terje Heierstad, vice-presidente de desenvolvimento de negócios, simulação marítima, Kongsberg Digital, afirma que simuladores com alta precisão se tornaram uma ferramenta vital para estudos de engenharia e para estudos de eficiência em redução de emissões, gêmeos digitais e estudos de navegação autônoma, verificando tanto modelos de embarcações quanto seu comportamento em diversos cenários gerados e testados em simuladores. “Isto é fundamental para um futuro marítimo mais seguro, mais inteligente e mais verde.”

www.maritimeprofessional.com

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